Em meados de 2015, dois amigos que se conheceram em virtude da paixão individual de cada um por um esporte fantástico, mal sabiam que aquilo iria entrar e fazer parte das suas vidas de forma tão impactantes. 

Essa história teve início assim: bem antes disso, no ano de 2011, um deles conheceu o esporte numa viagem a São Paulo e voltando pra casa decidiu pesquisar onde poderia dar seguimento na prática daquela atividade esportiva. Descobriu que no estado vizinho de Pernambuco essa modalidade já havia sendo desenvolvida e praticada a bastante tempo, havendo até a disputa de torneios e campeonatos oficias. Ele começou a disputar esses campeonatos em Pernambuco e mesmo sem talvez estar pensando nisso, já começava a representar o nosso estado e pensar em quem sabe ver esta modalidade sendo praticada aqui.     

Do outro lado, um cara que através de uma paixão desenvolvida na infância, porém adormecida pela correria da vida, ao ganhar de presente de aniversário da esposa no final de 2013 não um equipamento, mas na realidade um “brinquedo” viu aquela paixão voltar a tona e decidiu empreitar por conta própria na modalidade, pesquisando sobre o tema, adquirindo equipamentos que ele acreditava ser mais “sofisticados”, kkk, mas o principal de tudo: tentando a todo custo convencer outros amigos a entrar no ramo junto a ele. Um dos principais artifícios utilizados era levar todo o seu equipamento para praticar em algum local aberto e que fosse de fácil visualização para que assim quem sabe pudesse chamar a atenção de mais alguém que quisesse também “entrar no ramo”. E chamou mesmo, chamou até a atenção da polícia que numa ocasião quase o levou à delegacia para averiguação.      

Num belo dia de domingo, ao montar toda a sua tralha, ele foi surpreendido por um carinha empurrando uma bicicleta que ao ver aquilo tudo disse uma frase que se tornaria célebre: “Eu conheço aquele alvo!!”.

Esse cara era o tal que havia começado a praticar em 2011, mas que por não ter conseguido apoio, acabou encostando todo o seu material, dando uma pausa na prática da modalidade. Acabara ali aquela pausa e começara então uma bela amizade dando início ao pensamento de um projeto maior e quem sabe muito ambicioso: ver essa modalidade ser desenvolvida e praticada por mais pessoas aqui no nossa estado, mas como?      

Pra sorte deles, naquele ano de 2015, um francês que adotou o Brasil como segunda casa, atleta e apaixonado incondicional por esta modalidade esportiva, o qual havia dado início a esta modalidade em formato de clube, numa cidade do interior do estado, estaria transferindo as suas atividades para a capital. Quis o destino que os três se conhecessem e dessem andamento no projeto de abertura da federação do esporte na Paraíba. O projeto cresceu, obteve êxito e adesão de várias pessoas e assim já em 2016 aconteceu o primeiro Campeonato Paraibano de: TIRO COM ARCO!! Isso mesmo, Tiro com Arco, mais que um esporte, uma filosofia de vida, capaz de trabalhar valores que vão além do caráter esportivo como força, equilíbrio e concentração, mas também valores de vida como auto-confiança, disciplina e superação.       

De lá pra cá a FPBTARCO, como é carinhosamente chamada, vêm desenvolvendo juntamente aos clubes e atletas filiados, um belíssimo trabalho que além de revelar talentos, formar campeões nacionais e atletas com destaque nas mais variadas categorias do cenário nacional, se consolida a cada prova, evento e temporada, numa grande família, onde o que mais interessa não é o êxito de apenas um, mas sim a vitória de todos como se fossem um, pois afinal somos todos CAMPEÕES!

Avante FPBTARCO!!!!